Portugueses pelo mundo

Não vejo muita televisão. É um facto. Mas há um programa que me prende e me faz ter vontade de esperar,pacientemente,pelos atrasos da programação sem recorrer a gravações prévias para ver quando é mais conveniente.”Portugueses no mundo” passa de segunda a sexta  na RTP – não sei pq mas dizer estas letras assim,isoladas,transporta-me aos tempos em que este era o único canal- e tem em mim uma espectadora fiel.

Mais do que viajar por outras paragens, gosto de conhecer cidades pelos olhos de outrem e ver como construíram vidas novas em países aos quais passaram a chamar seus. Sei que ecoa a diáspora mas recorda-me que tb eu já fui assim e passei a chamar casa a um destino que antes n era mais do que um nome num mapa.

Por tudo isto, e por ser extremamente bem produzido, vale a pena ver televisão.

4 thoughts on “Portugueses pelo mundo

  1. No outro dia senti o mesmo com “Espanhois pelo mundo” (Israel. USA, Eslováquia, etc) na TVE. Os ingredientes do costume estavam todos lá: a curiosidade, o exotismo, a aprendizagem, a descoberta, a adaptação, um desfilar de experiências, etc. E essa tem sido a minha sina, tanto em mim como naqueles que me rodeiam. Hallelujah!

    rebordao@Belgium

  2. Também gosto muito! É um formato, começou de facto primeiro na TVE.
    Mas também pode dar uma imagem glorificada da emigração, na realidade não é tudo tão fácil por certo.

  3. Eu conheci há pouco tempo e agora tenho visto uma série de episódios a partir do youtube. Faz-nos sonhar, ajuda-nos a conhecer outras cidades e outros países, mas também nos leva a reflectir.

    E, ao observar as diferentes pessoas nas diferentes cidades, consigo identificar-me e identificar uma identidade comum a todas – a nossa identidade portuguesa.

Os comentários estão fechados.